Você deve criar um blog para o seu negócio?

criar um blog para o seu negócio

Em poucos anos, os blogs têm-se tornado num fenómeno. Todos os dias, estima-se 175.000 novos blogs e mais de 1.6 milhões de actualizações de blogs, de acordo com a Technorati, uma empresa de rastreamento de blogs. No final de Janeiro de 2007, a Technorati acompanhava 63,2 milhões de blogs.

Este crescimento explosivo levanta a questão: a sua pequena empresa deve criar um blog? Eu acredito que você deve, se por nenhuma outra razão que para tirar proveito de uma ferramenta de marketing eficaz. Numa pesquisa recente de executivos de marketing de tecnologia de negócios pela empresa de pesquisa MarketingSherpa, os blogs foram eleitos a ferramenta número 4 para gerar leads de vendas.

Como qualquer outra ferramenta de marketing, os blogs são mais eficazes quando usados correctamente. Aqui estão algumas sugestões para blogs bem sucedidos, além de alguns antecedentes para aqueles que não estão familiarizados com os blogs.

A história dos Blogs

A palavra “blog” derivada do termo “web log”. Em essência, um blog é uma página web que é parte do jornal online (daí o termo “log”) e do fórum aberto. Alguns blogueiros postam constantes novas actualizações, outros escrevem actualizações semanais, mensais ou apenas ocasionalmente.

Na maioria dos casos, as entradas nos blogs são curtas e podem incluir fotos ou links. Às vezes os leitores do blog podem postar as suas reacções às publicações do blogger. Outros leitores podem então acrescentar mais opiniões a esses comentários, continuando desse modo com o diálogo.

A assim a chamada blogosfera contém blogs sobre praticamente todos os tópicos concebíveis. Alguns blogs existem no site de um indivíduo ou empresa, enquanto outros são hospedados em sites de blogs públicos, como o Blogger e Windows Live Spaces.

Por que você deve considerar Blogging?

Além de gerar novos leads de vendas, criar um blog para o seu negócio também oferece os seguintes benefícios potenciais:

  • Um blog permite que a sua empresa se envolva com clientes actuais e potenciais de forma directa, informal e sem pressão. Você pode comunicar os pontos fortes do seu produto ou serviço, a experiência dos seus principais executivos e a amplitude da experiência da sua empresa de maneiras que o marketing e a publicidade tradicionais não permitem. Isso pode ajudar a gerar uma melhor compreensão da sua empresa, bem como inspirar a fidelidade do cliente.
  • Devido à sua natureza colaborativa, um blog pode ajudá-lo a obter informações sobre as necessidades e interesses dos clientes. Em seguida, você pode usar essas informações para desenvolver novos produtos ou serviços ou aprimorar os existentes.
  • Um blog pode fazer com que a sua empresa pareça mais “viva” e acessível. Um site a promover os seus produtos ou serviços é uma ferramenta de marketing essencial. Mas um blog, na verdade, dá a sua empresa uma voz pessoal, que também pode ajudá-lo a aumentar a fidelidade dos seus clientes.
  • Blogs custam pouco. Alguns sites de blogs públicos são gratuitos; outros cobram apenas taxas nominais. Além disso, os blogs são muitas vezes extremamente fácil de configurar e actualizar, com praticamente nenhum treinamento necessário.

Como ser um Blogger bem sucedido?

Se você decidir criar um blog para o seu negócio, aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente:

  • Comece por definir metas, políticas e o tom

    Decida o que você quer realizar com o seu blog e deixe que esses objectivos influenciem o seu conteúdo. Por exemplo, você pode querer estabelecer-se como um “líder de pensamento” na sua indústria, aumentar o status do seu site nos resultados do mecanismo de pesquisa ou diferenciar o seu negócio da concorrência. Além disso, se o seu blog teria vários autores internos, deve decidir sobre algumas regras básicas, como nunca esmagar a concorrência. Se possível, fazer um membro do pessoal o editor do blog para verificar as entradas antes que estas sejam publicadas para verificar a gramática, erros de digitação, tom e consistência.

  • Mantenha-o relevante e pessoal

    Os leitores de blogs querem saber o que você – ou outros em sua empresa – pensam sobre as tendências relevantes na sua indústria. Se você tem uma empresa imobiliária local, os seus leitores provavelmente querem saber os seus pensamentos sobre a compra e venda de tendências na sua área. Faça as suas entradas pessoais, falando directamente aos leitores.

  • Torná-lo útil

    Quando você oferece dicas úteis e links para outros recursos na web, seus leitores serão mais inclinados a dizer aos outros sobre o seu blog. Por exemplo, você leu um novo livro que é relevante para os interesses dos seus leitores? Se assim for, escreva uma breve revisão desse livro em seu blog. Se o seu blog for um recurso de informação para a sua indústria, outros blogueiros e proprietários de sites vão querer fazer o link para ele. E quanto mais sites que o link para o seu blog, mais provável que ele vai aparecer perto do topo dos resultados do motor de busca.

  • Use palavras-chave relevantes em todo o seu blog

    Esta é outra maneira de aumentar as possibilidades do seu blog aparecer em ou perto do topo dos resultados dos motores de busca.

  • Mantenha os leitores famintos

    Se as entradas do seu blog são claras, concisas e convincentes, os leitores vão querer voltar novamente.

  • Use um soft vender

    Não use o seu blog para repostear comunicados de imprensa, folhetos ou outros conteúdos originalmente criados para marketing, PR ou publicidade. Os leitores podem cheirar um passo flagrante a uma milha de distância.

  • Actualize frequentemente

    Os leitores esperam que os blogs sejam actualizados regularmente. Se você actualizar o seu blog uma vez por mês ou menos, você não pode desenvolver um público dedicado. Actualizações mais curtas, mais frequentes são preferíveis a mais longas e menos frequentes.

  • Considere a partilha das funções

    Bloguear exige um compromisso de tempo. Partilhar os deveres de blogging com outros na sua companhia pode diminuir a pressão. Além disso, várias vozes podem tornar um blog em algo muito mais interessante.

  • Cumpri-lo

    Se você decide começar um blog, faça um compromisso para mantê-lo. Um blog abandonado não dará aos leitores uma impressão favorável da sua empresa.

  • Forneça exemplos de blogs que você admira
  • Consulte com consultores confiáveis.

    Antes de embarcar em qualquer nova iniciativa de marketing, é sempre uma boa ideia consultar com aqueles cuja opinião você confia. Você conhece um empresário com um blog orientado a negócios? Se assim for, pergunte o impacto que o blog teve nos seus negócios. Também peça ao seu especialista em marketing interno informações sobre os objectivos, o conteúdo ou o tom do seu blog.